quarta-feira, 31 de março de 2010

Tecnologia e Comunicação na Educação à Distância.


Data: 29.03.2010.

Seminário apresentado pela equipe composta por Daniele, Elizângela, Isabela e Glécia abordando de forma enriquecedora diferentes meios de comunicação e as tecnologias na EAD. Educação à distância é assim denominada devido à noção de distância física entre o aluno e o professor, podendo realizar-se pelo uso de diferentes meios (correspondência postal ou eletrônica, rádio, televisão, telefone, fax, computador, Internet etc.) e técnicas que possibilitem a comunicação.

Educação on line, educação à distância e e-learning são termos usuais da área, porém não são congruentes entre si.

A Secretaria de Educação à Distância (Seed), atua como um agente de inovação tecnológica nos processos de ensino e aprendizagem, fomentando a incorporação das tecnologias de informação e comunicação (TICs) e das técnicas de educação à distância aos métodos didático-pedagógicos.

Heutagogia, Andragogia e Aprendizagem Construtivista que envolve a modalidade à distância.

  
Data:  22/03/2010

Seminário apresentado pela equipe: Alcineide Pinheiro, Antônio Henriques, Germana Martins Hellen de Lima, Luciana Maria, Telma Bernardino. O material apresentado foi muito enriquecedor, pois o mesmo abrangeu todo conteúdo da temática acima. Na sua apresentação oral, percebemos sintonia por parte da equipe.

Os três temas estão inseridos na Educação a distância a Heutagogia, Andragogia e Aprendizagem construtivista que envolve a modalidade

Heutagogia- É o estudo da aprendizagem que propõe mais do que aprender sozinho. Traz a idéia de flexibilidade e respeito ao modo como cada um aprende. Onde o aluno é o único responsável pela sua aprendizagem.

Andragogia- Nova abordagem da Educação que significa ensino para adultos.

Aprendizagem construtivista- Processo de aprendizagem onde o aprendiz constrói o seu conhecimento.

segunda-feira, 22 de março de 2010

As Leis que regem a EAD no Brasil.


15.03.2010 - Seminário apresentado pelas aluns Andrea, Ângela, Cicleide, Maria Eduarda e Solange. Qualquer estudo sobre a legislação educacional brasileira terá como ponto de partida os Artigos 205 a 214 da Constituição Federal do Brasil e o Artigo 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Este artigo expressa os princípios gerais para desenvolver a modalidade de educação a distância no Brasil. Obsevamos uma boa interação e comunicação por parte da equipe. O seminário foi de grande importância ao nosso aprendizado, pois conhecemos as Leis que regem a EAD.
   Abaixo as leis que regem a EaD no Brasil:

• Decreto nº 5.622 acrescido do Decreto nº 6.303, (montagem);

• Decreto Federal nº 6.303, de 12 de dezembro de 2007 (Altera o Decreto nº 5.622);

• Portaria Normativa nº 40 de 12 de dezembro de 2007 - Institui o e-MEC, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação da educação superior no sistema federal de educação;

• Portaria Normativa nº 2, de 10 de janeiro de 2007 - Normatiza o procedimento de regulação e avaliação da EaD na IES;

• Decreto Federal nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005 - Regulamenta o Art. 80 da LDB e foi alterada parcialmente pelo Decreto nº 6.303;

• Portaria Ministerial nº 4.361, de 29 de dezembro de 2004 - Credenciamento de IES para oferecer EaD;

• Portaria Ministerial nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004 (DOU, nº 238, seção 1, p. 34, de 13/12/2004) - Regulamenta as aulas semipresenciais nos curso reconhecidos das IES;

• Portaria Ministerial nº 2.253, de 18 de outubro de 2001 - Regulamenta as aulas semipresenciais nos curso reconhecidos das IES - (Foi revogado pela Portaria nº 4.059);

• Decreto Federal nº 2.561, de 27 de abril de 1998 - (Foi revogado pelo Decreto nº 5.622);

• Portaria Ministerial nº 301, de 7 de abril de 1998 - (Foi revogada pela Portaria nº 4.361);

• Decreto Federal nº 2.494, de 10 de fevereiro de 1998 - (Foi revogado pelo Decreto nº 5.622);

• LDB - Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996 - O Art. 80 incentiva a EaD em todos os níveis e modalidades de ensino no Brasil.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Seminário - As Características das Gerações da Educação à Distância


08.03.2010
A equipe estava formada pelas alunas Ana Paula Lima, Michele Santos, Patrícia Pêpe e Tatiana Carla. Observamos uma boa interação e comunicação por parte da equipe, como também com a sala. Foi feita uma dinâmica na qual o objetivo era abordar as características das gerações da EAD ficando assim dividida:

  • 1ª Geração (a partir de 1833...) Ensino por correspondência

  • 2ª Geração (a partir de 1970...) Tele-Ensino

  • 3ª Geração (a partir de 1985...) Multimídia Interativo

  • 4ª Geração (a partir de 1994...) E- learning

  • 5ª Geração (a partir de 2004...) M-learning

  • 6ª Geração (a partir de 2003...? 2007...?) Second Life
O material apresentado ressaltou com coerência  o tema focalizado. A abordagem da equipe sobre as Gerações da EAD mostrou-se excelente tanto em preparo quanto na apresentaçao.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Seminário "A Importância da EAD"

01.03.2010
O grupo formando pelas alunas Denise, Ana Paula, Suzana e Eliane focou em tópicos referentes ao histórico e legislação do EAD  e seu método de funcionamento híbrido no Brasil, ou seja, 60% de forma presencial e 40% à distância. A professora Renilze fez um aparte para explicar sobre a Unirede que é uma consultoria que orienta as instituições  a formatar e trabalhar  seus cursos à distância. O seminário foi de grande importância ao nosso aprendizado, pois tinhamos questionamentos que foram respondidos.

O Papel do Professor na EAD


22.02.2010
A aula centralizou-se na importância do professor na EAD, focalizando seu papel como mediador de conhecimentos, estando portanto comprometido com seus alunos e em constante aprendizagem. Em seguida foi mostrada uma entrevista feita com as educadoras Laura Coutinho e Heloisa Padilha que desmistificaram em suas respostas o real posicionamento do professor na educação à distância, ou seja, aquele que estabelece a comunicação entre aprendizado e recursos tecnológicos oferecidos sem esquecer suas funções pedagógicas necessárias na relação ensino/aprendizado. As educadoras responderam às seguintes questões:

1.O educador precisa aprender a EAD?
Sim. O professor é prioritariamente um transmissor de conhecimentos devendo estar apto a repassar tais conhecimentos, bem como estar em contínua aprendizagem.

2.Quais os fundamentos da EAD?
Fundamentos filosóficos, psicológicos, sociológicos e históricos.

3.Qual a relação professr X aluno na EAD?
Mesmo sendo virtual a relação professor aluno deve ser bem construída. Por não estar presente o professor leva o aluno ao autoestudo através de questionamentos e orientações para que o aluno desenvolva suas habilidades.

4.Qual o maior desafio do EAD?
Demonstrar na prática qualidade de ensino. Ainda existe preconceito. O grande desafio então é democratizar a educação através da tecnologia com uma estrutura bem alinhada que possa de fato atender muitas pessoas.

5.Que mercado necessita de profissionais da EAD?
Há uma demanda muito grande atualmente devido à carência do mercado. Podemos citar universidades corporativas, universidades abertas, cursos tecnológicos, cursos de pós-graduação à distãncia.

Diferenças entre Educação à Distância e Ensino à Distância.


Data 08.02.2010.
A aula começou com a professora nos mostrando por meio de vídeo uma entrevista com o Professor Eduardo Chaves, foi enriquecedora. Aprendemos muito, sobre a importância da EAD. As diferenças entre Educação à Distância e o ensino a distância. Também foram abordados assuntos pertinentes as megatendências, formação do docente e a formação continuada. O professor Eduardo Chaves esclareceu com muita competência a importância da EAD, de como ocorre a construção da ideia ao diálogo, da criatividade do ensino. Diante dos inúmeros avanços tecnólogicos e de contínuo processo que AED prociona ao elevado nível do crescimento humano quanto cognitivo e psicológico é sem dúvida um instrumento de interatividade. Entendemos que diante de tantos avanços como globalização, internet e tantos outros meios de comunicação é sem dúvida um grande passo da Educação para o século XXI. Estes confrontos de ideias, o diálogo, a interatividade, a cooperação são meios de uma nova forma de construir conhecimentos, valores e competências.

Aula Inaugural do Semestre da EAD


Data:01.02.2010.
Príncipais tópicos abordados: Dinâmica, apresentação do conteúdo programático e ementa da disciplina.
Por estamos no último período e já conhecermos a professora as apresentações foram dispensadas, o que não impediu que a aula fosse excelente pelo fato de revermos as amigas e pela dinâmica muito bem aplicada. Cada aluna recebeu um bombom e formou uma dupla com outra aluna e neste momento foi dado tempo para cada dupla compartilhasse entre si experiências vivenciadas nas férias, relembrando assim doces momentos e expressando as expectativas do último período. A professora apresentou a sala o conteúdo programático e a ementa da disciplina para o período iniciado. Construiremos um blogger, atividade que será executada em dupla. Também será feito um webfólio e através do chat haverá discussões sobre os temas tratados em sala sobre
EAD.